Atendimento médio anual: 60 alunos
“Dança é alternância ou variação no tempo, dentro de um ritmo preestabelecido usado diferentes formas e movimentos”. ( NANNI,1998)
O curso de ballet clássico foi iniciado em março de 1996. A partir de então inúmeras crianças e adolescentes já passaram pelo curso com o intuito de aprender. O curso envolve ritmo, expressão, coordenação e muita disciplina, além de dedicação, persistência e vários anos de trabalho. Para manter os alunos incentivados durante todo o ano e também para mostrar o resultado do trabalho de aprendizado são realizadas apresentações no fim de cada ano, abertas ao público.
FAIXA ETÁRIA
Inicial: 5 anos
CARGA HORÁRIA ANUAL
70 horas/aula por modalidade.
CLASSIFICAÇÃO
- Nível Iniciante;
- Nível Intermediário;
- Nível Avançado;
- Grupo de Elite;
MODALIDADE
- Pré Ballet
- Preparatório I anos
- Preparatório II
- Ballet Ponta
OBJETIVO GERAL
Durante as aulas são realizados exercícios com o objetivo do ensino e aprimoramento da técnica do ballet clássico. Através desses exercícios são desenvolvidas a coordenação motora, a lateralidade, a flexibilidade muscular, a musicalidade, a postura, a consciência corporal e o desenvolvimento da sensibilidade artística e criativa.
METODOLOGIA
Pré-Ballet
É desenvolvido, através da música, o sentido do espaço, medida e atenção, observação e execução de movimentos. Dessa maneira desenvolve-se de uma forma bem descontraída a coordenação para a sua melhor interação com a vida e o seu cotidiano. Tem a finalidade de despertar o interesse pela dança e pelo ritmo para a prática do ballet.
Ballet Preparatório 1
Utiliza-se a barra, centro, diagonais e chão de sala. Trabalha-se a postura correta (cabeça, tronco, braços, encaixe pélvico, rotação em dehors, pernas e pés); o uso correto da barra, frente e de lado, com port de bras e posições auxiliares, posição de pés e braços, deslocamento com mudança de direção e posição do corpo; a coordenação motora e muscular, esquema, consciência e expressão corporal; a segurança no aprendizado e barra em face. Estimula-se a criatividade do aluno por meio de livre expressão com exercícios de interpretação corporal e facial, improvisação e mímica.
Ballet Preparatório 2 (Pré-ponta)
Utiliza-se a barra, centro, diagonais e chão de sala. Trabalha-se a postura correta (cabeça, tronco, braços, encaixe pélvico, rotação em dehors, pernas e pés); o uso correto da barra, frente e de lado, com port de bras e posições auxiliares, posição de pés e braços, deslocamento com mudança de direção e posição do corpo; a coordenação motora e muscular, esquema, consciência e expressão corporal; a segurança no aprendizado e barra de lado. Estimula-se a criatividade do aluno por meio de livre expressão com exercícios de interpretação corporal e facial, improvisação e mímica.
Ballet Ponta
Utiliza-se barra, centro, diagonal. Chão já se faz de forma natural. Tem-se uma técnica mais aprimorada, aula no centro (mesma barra), mais equilíbrio, força, sustentação, flexibilidade, concentração e amplitude de movimento. Busca-se a perfeição do movimento sobre as pontas dos pés; ler, ver e vivenciar a dança como um todo; e o início de ballet de repertório (teoria e vídeo).
Grupo de Elite
Criação e estudo de coreografias; Montagem de espetáculos; Capacidade de se apresentar em público com propriedade. O Grupo de Elite representa o Ballet da FIC em festivais e eventos.
PROFESSORA
Giovana Zimmermann Vieira
Professora da FIC desde 1996.
Licenciada em Educação Física, pós-graduada em Ciência do Movimento Humano e Administração Escolar. É professora credenciada pela Royal Academy of Dance de Londres (registro nº 14137 – abril/1999), bailarina clássica sob a supervisão da professora Maria Beatriz Niemeyer desde 1988 e bailarina contemporânea sob a supervisão das professoras Ivana Deeke Furmann e Jeane Beatriz Franz Civiero desde 1990 do Pró-Dança de Blumenau e da Escola de Ballet Clássico do Teatro Carlos Gomes. É professora e coreógrafa de Ballet Clássico do Pró-Dança de Blumenau, Escola de Ball.
Participou dos cursos:
- II Winter Course de Ballet Clássico – 1994 – São Paulo (SP);
- Flexibilidade, Alongamento e Relaxamento – professor Estélio Dantas – 1994 – Curitiba (PR);
- Introduction Course de Ballet Clássico – 1995 – São Paulo (SP);
- Ballet Clássico – professora Nathália Bárbara RAD – 1995 – Blumenau;
- Ballet Clássico – professora Gillian Quin – 1995 – Blumenau;
- Ballet Clássico (Método Cubano) – professora Ramona de Sá Bello – 1995 – Blumenau;
- Easter School Ballet Clássico – 1997 – São Paulo (SP);
- Dança Contemporânea – professor e coreógrafo Henrique Talma – 2002 – Blumenau;
- Oficinas de Musicalização da FIC professora Melita Bona – 2004 – Indaial;
- Percussão Corporal – professor Sérgio Rocha – 2004 – Blumenau;
- Atualização Pedagógica em Conteúdos de Exames Infantojuvenis da Royal Academy of Dance, professora Lúcia Millás – 2005;
- Winter School 2007 – São Paulo (SP);
- Aulas Temáticas de Ballet Clássico para Professores de Ballet Infantil, Volumes 1 e 2 – Professora Mariana Lopes – 2017 – Blumenau e Curitiba (PR)
CONTATO FIC
Telefone (47) 3333-2000 / (47) 3333-1964
cursos.fic@indaial.sc.gov.br
REGULAMENTO
Antes de inscrever-se em nossos cursos, leia o regulamento.
MOMENTOS BALLET FIC