Tour Virtual: Castelo Ra-tim-bum

Foi em 1994 através da TV Cultura que começou a ser exibido um seriado de televisão para o público juvenil chamado Castelo Rá-Tim-Bum. Ganhador de diversos prêmios na categoria e com uma audiência televisiva considerável ficou no ar com gravações originais durante três anos somando assim cerca de 90 episódios. A série conta as aventuras e história de Nino, “um garoto de 300 anos que vive com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Os três moram em um castelo em algum bairro implícito na cidade de São Paulo. Aprendiz de feiticeiro, Nino nunca frequentou uma escola, por causa da idade nada comum de 300 anos. Seus pais o deixaram
morando com Victor e Morgana, porque precisavam viajar numa expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos. Apesar de ter amigos animais sobrenaturais no Castelo, Nino, sentindo falta de amigos como ele, resolve fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e acabou trazendo para o Castelo, três crianças que tinham acabado de sair da escola. Livre da solidão, Nino recebe a visita dos três diariamente, além das visitas especiais de um velho amigo seu, o entregador de pizza Bongô; da charmosa repórter de TV, Penélope; da lenda folclórica Caipora; e de um ET, o Etevaldo. Para preencher o lado maligno da história, está o Dr. Abobrinha, um especulador imobiliário que deseja derrubar o Castelo e construir em seu lugar um prédio de cem andares”. Com esse sucesso
todo, a série rendeu ainda algumas publicações relacionadas com os personagens e acontecimentos no castelo, assim como, um filme lançado em 1999 e peças teatrais inspirados no enredo do programa.

“Transcorridos vinte anos, o Museu da Imagem e do Som, com o apoio da TV Cultura/ Fundação Padre Anchieta, tem o prazer de apresentar Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição, que recria seus diversos ambientes através de uma ousada expografia que irá não só encantar os fãs do programa, mas também criar uma nova legião de admiradores.”

Fonte: As informações foram retiradas da página da Wikipédia e do release da exposição


Venha com a gente se aventurar dentro dos muros do castelo…
🎼 Uuuumm
Casssss
Bum
Bum
Bum
Cas…telo! 🎼

Exposição Castelo Ra-Tim-Bum – Foto Sintese 360


Blog das Letrinhas

Realizando buscas de conteúdos sobre bibliotecas na web, encontramos no Blog das Letrinhas uma publicação que reuniu algumas das bibliotecas mais curiosas que existem no Brasil. Como acreditamos na propagação de leitura acreditamos que essas iniciativas devam estar presente no cotidiano dos brasileiros como método de incentivo, e também, proporcionar mais oportunidade de acesso aos menos favorecidos. Então, selecionamos esse compilado para repostar com intuito de disseminar os diferentes formatos de bibliotecas disponíveis em nosso país. Lembrando que no município contamos com a extensão da Biblioteca Pública, a Biblioteca Móvel, que é uma iniciativa com a mesma ideia, proporcionar acesso aos livros encurtando as barreiras físicas. 

A Biblioteca Móvel se trata de um serviço de “extensão cultural da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, sob responsabilidade da Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters, foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Mecenato), do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet, contando com apoio das empresas: da Textil Farbe, Indaiaço Distribuidora de Ferro e Aço, Metalúrgica Fey, Rovitex Indústria e Comércio de Malhas e Albany Internacional Tecidos Técnicos. Essa iniciativa justifica-se por assegurar a comunidade o acesso aos serviços de biblioteca expandindo-o para além das quatro paredes do espaço físico da biblioteca pública municipal àqueles que não a podem frequentar in loco.”

Confira o Blog clicando na imagem a seguir:


Incrível máquina de livros

E um bônus para as iniciativas diferentonas é a “Incrível máquina de livros” que é uma ideia desenvolvida em Santa Catarina.

Confira acessando aqui!