O Grupo de Dança Stella Alpina iniciou em 1991, com apoio do Circolo Trentino di Indaial,  tendo como proposta a participação na dinâmica cultural da história, através da dança, e evidenciando características da italianidade.

Após trocas de diretoria e mudanças de coordenação o grupo acabou desativado. Em fevereiro de 2012, através da iniciativa da Fundação Indaialense de Cultura com apoio da Escola Germano Brandes Jr. e Circulo Trentino di Indaial, retomou suas atividades sob a coordenação da professora Samanta Farias.

Em 2017 para melhor atender os alunos, os ensaios foram transferidos para as dependências da FIC, com espaço físico mais adequado o nível dos ensaios foi melhorando. Atualmente é dividido em três categorias: Mirim,  Infantil e  Juvenil.

O Grupo trabalha com coreografias folclóricas e parafolclóricas italianas. Nas aulas, além das atividades voltadas ao folclore italiano, o grupo trabalha com técnicas de outros estilos de danças e de interpretação, aprimorando cada vez mais a desenvoltura nos palcos. Tem a preocupação de levar a arte através da dança, não apenas a técnica em si, mas envolvendo o público nas histórias vividas no palco.

Parte dos bailarinos, apesar de não ter descendência italiana, representa com orgulho esses imigrantes tão importantes na colonização da região.


Coordenação

Samanta Farias da Silva
Professora da FIC desde 2011.

Tem licenciatura em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), pós-graduação lato sensu em Educação Física Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) e formação em Acroyoga pelo método AcroBrasil. É professora de Acroyoga e Aerodance.

Tem cursos de: aperfeiçoamento para Coordenadores de Grupos Folclóricos Alemães/Categoria Terceira Idade, Infantojuvenil e Adulto,  Iluminação Cênica, Dança de Salão, Dança Contemporânea, Danças Populares, Danças Urbanas e Ritmos e Aerodance.


PREMIAÇÕES

2014, 2015 e 2016 | Festival Dança Catarina: tri-campeão na categoria Danças Populares da Etapa Microregional,

2015 e 2016 | Festival Dança Catarina – Bi-campeão da Etapa Regional

2016 | Festival Dança Catarina – 2º lugar na Etapa Estadual;

2016 | Premiações no Festival de Dança de Timbó;

2016 e 2017 | 4º lugar – Festival de Dança de Joinville;

2017 | 1º lugar com três coreografias e prêmio melhor Grupo Popular na Etapa Classificatória do Torneio Universal Dance, em Florianópolis;

2017 | Campeão Sul-Americano em Danças Populares em Córdoba, na Argentina, com premiação de Melhor Coreografia e Melhor Figurino;

2018 | Vice-campeão Festival Santa Catarina em Dança;

2018 | 1º lugar na categoria Danças Populares Infantil com a coreografia “Natale arriva, Festeggiamo”;

2018 | 1º lugar na categoria Danças Populares Sênior com a coreografia “Giorno della Donna”, que recebeu indicação de melhor coreografia do festival;

2018 | 3º lugar na categoria Danças Urbanas Solo Masculino com a coreografia “CHi” no 16º Blumenau em Dança;

2019 | 3º lugar no Meia Ponta, Festival de Dança de Joinville;

2021 | 2° lugar Danças Populares Internacionais – Infantil no Festival de Dança de Joinville com a coreografia “Giorno della Donna”.


PARTICIPAÇÕES

Participação em diversos eventos culturais na região como a Fimi, Festitália, Festa do Imigrante, Per Tutti, entre outras.


MOMENTOS GRUPO STELLA ALPINA

« de 2 »