Artista: Denise Patrício
Data: 27 de Junho a 24 de Julho| 2023
Local: Salão de Exposição da FIC
Visitação: Segunda a Sexta das 8h às 21h
“Trata-se de pinturas minimalistas monocromáticas que apresentam uma cartografia afetiva da cidade. A ideia surgiu com a publicação do livro homônimo de haicais, de minha autoria, “”Caminho de Sempre”” que tem seus capítulos pontuados nestas geografias: quintal, ruas paralelas e margens do lago, que representam os lugares e bairros de colheitas dos haicais. Para o livro foram realizadas colagens que receberam tratamento digital.
Para concorrer ao prêmio de ocupação do salão de exposições da FIC a ideia se ampliou, e com o acesso aos mapas virtuais, selecionei bairros e localidades específicas da cidade de Indaial. São caminhos familiares, ruas, cruzamentos que representados com poucos traços transformam-se na esquina de qualquer bairro.
São abstrações que internalizam este sentido e parâmetro. Referenciam a cidade Natal e podem suscitar por meio da fruição e provocação outras formas de expressar a cartografia afetiva da experiência cotidiana ou extraordinária.
Durante o processo de pintura também relacionei os trabalhos com música, como uma espécie de escrita musical que eu chamaria de “”variações para o silêncio””.
A monocromia, a lupa que se aproxima dos encontros das ruas, reduz todos os excessos. Mesmo que por sobre as ruas prevaleça a velocidade e o volume caótico dos veículos e transeuntes, neste caso, as ruas estão vazias. Acessamos à memória das paisagens, da arquitetura, e contemplamos que tudo está em transformação sob o testemunho de quem faz o caminho de sempre.”