O Velho Mundo, também conhecido como o mundo antigo, é a designação dada à Europa, Ásia e África. Essas regiões são o berço de inúmeras civilizações antigas, como os egípcios, gregos, romanos e persas. Através dos séculos, essas culturas se desenvolveram, deixando um impacto duradouro na história e na sociedade global.

A arte europeia e do Velho Mundo tem abraçado uma ampla gama de estilos e movimentos ao longo dos séculos. Da Mona Lisa de Leonardo da Vinci à arquitetura gótica das catedrais medievais, essa região é um tesouro de expressão artística, musical e literária.

O Velho Mundo teve um impacto profundo no mundo moderno em diversos aspectos. Sua história, cultura, ciência, arte e religião moldaram os fundamentos do mundo em que vivemos hoje. Ao explorar o passado do Velho Mundo, podemos compreender melhor como chegamos ao presente e apreciar a riqueza de conhecimento e influência que ele continua a oferecer.


Nesta apresentação teremos uma pequena mostra da música do velho mundo, passando pelas línguas Portuguesa, Akan, Guarani Kaiowa, Congolonesa, Latin, Zulu, Bambara e Hebraica.


CORAL DA FIC
Regência:
Maestro Caio Fernando Maciel de Oliveira.

Fundado originalmente por componentes da Família Rotária de Indaial integrou-se às atividades da FIC em março de 1994, passando a ser composto por membros voluntários de toda comunidade de Indaial, e a partir de então, denominando-se “Coral da FIC – Fundação Indaialense de Cultura”. O coral é misto, atualmente é formado por 30 membros voluntários que buscam acesso ao aprendizado e exercício da arte. Tem como proposta o elevado nível técnico e artístico de seus integrantes, aliado a um repertório eclético, que vai da música sacra e clássica, como música popular e folclórica, dando ênfase na qualidade de suas interpretações. Os ensaios, ocorrem todas as quartas-feiras das 18h30 às 20h na FIC.

As audições para o ingresso no grupo ocorrem periodicamente, sob responsabilidade do maestro regente Maestro Caio Fernando Maciel de Oliveira.


CORAL SENSIBILIZARTE
Regência: Jordana dos Santos

O Coral SensibilizArte teve sua estreia no Sarau Cultural da FIC em junho de 2023, este grupo iniciou suas atividades no primeiro semestre do corrente ano e tem como objeto oportunizar crianças, jovens e adultos a vivência com a música no universo do Canto Coral. Os ensaios acontecem da FIC nos sábados das 9h às 9h50. Para participar, o interessado deve ter no mínimo 8 anos de idade e passar por um teste vocal. A regência é realizada pela monitora de canto coral do Programa SensibilizArte Jordana Santos.

Concerto: Velho Mundo – Coral da FIC e Coral SensibilizArte