“Dança é alternância ou variação no tempo, dentro de um ritmo preestabelecido usado diferentes formas e movimentos”. ( NANNI,1998)


Iniciado em março de 1996, o curso de Ballet Clássico da FIC tem sido uma plataforma de aprendizado e crescimento artístico para inúmeras crianças e adolescentes ao longo dos anos. Voltado para a formação técnica e expressiva, o curso é um espaço onde os alunos desenvolvem habilidades essenciais como:

Ritmo
Expressão corporal
Coordenação motora
Disciplina e dedicação
Além disso, os participantes aprendem a importância da persistência e do esforço contínuo em um processo que demanda vários anos de trabalho.

Apresentações Anuais
Para incentivar os alunos e celebrar os resultados de seus esforços, o curso realiza apresentações públicas ao final de cada ano. Esses eventos são uma oportunidade para os alunos demonstrarem seu aprendizado e evolução, além de fortalecerem sua confiança e conexão com o público.

Este curso é oferecido pela FIC e Programa SensibilizArte.


FAIXA ETÁRIA
Inicial: 5 anos

CARGA HORÁRIA ANUAL
70 horas/aula por modalidade.

CLASSIFICAÇÃO

  • Nível Iniciante;
  • Nível Intermediário;
  • Nível Avançado;
  • Grupo de Elite;

MODALIDADE

  • Pré Ballet
  • Preparatório I anos
  • Preparatório II
  • Ballet Ponta

O curso de Ballet Clássico tem como propósito principal o ensino e o aprimoramento técnico dessa forma de dança, proporcionando aos alunos uma base sólida nos princípios do ballet. Durante as aulas, são realizados exercícios específicos que vão além da técnica, promovendo um desenvolvimento integral que contempla:

Coordenação motora: Trabalhando movimentos precisos e sincronizados.
Lateralidade: Desenvolvendo a percepção e o controle do corpo em ambos os lados.
Flexibilidade muscular: Ampliando a amplitude de movimento e prevenindo lesões.
Musicalidade: Ensinando a interpretação dos ritmos e melodias através da dança.
Postura: Corrigindo e fortalecendo o alinhamento corporal.
Consciência corporal: Promovendo o autoconhecimento do corpo em movimento.
Sensibilidade artística e criativa: Incentivando a expressão e a criatividade, elementos essenciais na arte da dança.

Por meio dessas atividades, os alunos não apenas adquirem habilidades técnicas, mas também desenvolvem características que contribuem para sua formação pessoal, artística e emocional.

METODOLOGIA

Pré-Ballet

É desenvolvido, através da música, o sentido do espaço, medida e atenção, observação e execução de movimentos. Dessa maneira desenvolve-se de uma forma bem descontraída a coordenação para a sua melhor interação com a vida e o seu cotidiano. Tem a finalidade de despertar o interesse pela dança e pelo ritmo para a prática do ballet.


Ballet Preparatório 1
Utiliza-se a barra, centro, diagonais e chão de sala. Trabalha-se a postura correta (cabeça, tronco, braços, encaixe pélvico, rotação em dehors, pernas e pés); o uso correto da barra, frente e de lado, com port de bras e posições auxiliares, posição de pés e braços, deslocamento com mudança de direção e posição do corpo; a coordenação motora e muscular, esquema, consciência e expressão corporal; a segurança no aprendizado e barra em face. Estimula-se a criatividade do aluno por meio de livre expressão com exercícios de interpretação corporal e facial, improvisação e mímica.


Ballet Preparatório 2 (Pré-ponta)
Utiliza-se a barra, centro, diagonais e chão de sala. Trabalha-se a postura correta (cabeça, tronco, braços, encaixe pélvico, rotação em dehors, pernas e pés); o uso correto da barra, frente e de lado, com port de bras e posições auxiliares, posição de pés e braços, deslocamento com mudança de direção e posição do corpo;  a coordenação motora e muscular, esquema, consciência e expressão corporal; a segurança no aprendizado e barra de lado. Estimula-se a criatividade do aluno por meio de livre expressão com exercícios de interpretação corporal e facial, improvisação e mímica.


Ballet Ponta
Utiliza-se barra, centro, diagonal. Chão já se faz de forma natural. Tem-se uma técnica mais aprimorada, aula no centro (mesma barra), mais equilíbrio, força, sustentação, flexibilidade, concentração e amplitude de movimento. Busca-se a perfeição do movimento sobre as pontas dos pés; ler, ver e vivenciar a dança como um todo; e o início de ballet de repertório (teoria e vídeo).


Grupo de Elite

Criação e estudo de coreografias; Montagem de espetáculos; Capacidade de se apresentar em público com propriedade. O Grupo de Elite  representa o Ballet da FIC em festivais e eventos.



PROFESSORA

Giovana Zimmermann Vieira
Professora da FIC desde 1996.

A professora Giovana Zimmermann Vieira é uma profissional de ampla experiência e reconhecimento na área de Educação Física e Dança, com uma trajetória que combina formação acadêmica sólida e um extenso currículo de especializações e aperfeiçoamentos. Desde 1996, dedica-se ao ensino na FIC, onde compartilha seu conhecimento com dedicação e competência.

Experiência Profissional
Professora da Faculdade de Integração Contemporânea (FIC) desde 1996, com uma vasta experiência e dedicação ao ensino e à prática da dança.

Formação Acadêmica e Especializações

  • Licenciada em Educação Física.
  • Pós-graduada em Ciência do Movimento Humano e Administração Escolar.
  • Professora credenciada pela Royal Academy of Dance de Londres desde abril de 1999 (Registro nº 14137).

Experiência na Dança

  • Bailarina clássica desde 1988, formada sob a supervisão de Maria Beatriz Niemeyer.
  • Bailarina contemporânea desde 1990, sob orientação das professoras Ivana Deeke Furmann e Jeane Beatriz Franz Civiero no Pró-Dança de Blumenau e na Escola de Ballet Clássico do Teatro Carlos Gomes.
  • Professora e coreógrafa de Ballet Clássico no Pró-Dança de Blumenau e na Escola de Ballet Clássico.

Cursos e Aperfeiçoamentos
Ao longo de sua carreira, participou de diversos cursos e oficinas com foco na dança clássica, contemporânea e pedagogia do ensino da dança:

  • II Winter Course de Ballet Clássico – 1994 – São Paulo (SP).
  • Flexibilidade, Alongamento e Relaxamento com Estélio Dantas – 1994 – Curitiba (PR).
  • Introduction Course de Ballet Clássico – 1995 – São Paulo (SP).
  • Aulas com renomados professores como Nathália Bárbara (1995), Gillian Quin (1995) e Ramona de Sá Bello (Método Cubano, 1995) – Blumenau.
  • Easter School Ballet Clássico – 1997 – São Paulo (SP).
  • Dança Contemporânea com Henrique Talma – 2002 – Blumenau.
  • Oficinas de Musicalização da FIC com Melita Bona – 2004 – Indaial.
  • Percussão Corporal com Sérgio Rocha – 2004 – Blumenau.
  • Atualização pedagógica sobre Exames Infantojuvenis da Royal Academy of Dance com Lúcia Millás – 2005.
  • Winter School – 2007 – São Paulo (SP).
  • Aulas Temáticas de Ballet Clássico para Professores de Ballet Infantil, Volumes 1 e 2, com Mariana Lopes – 2017 – Blumenau e Curitiba (PR).

Com uma formação ampla e sólida, a Professora Giovana Zimmerman Vieira é uma referência na área de dança e educação, contribuindo significativamente para a formação de alunos e profissionais da dança.


Monitores Artísticos do Programa SensibilizArte

Anualmente, o Programa SensibilizArte promove a contratação de monitores artísticos responsáveis por ministrar aulas de Canto. Esses monitores são selecionados por meio de Editais de Seleção, nos quais os candidatos devem comprovar suas habilidades através da apresentação de documentação e pela participação em uma audição presencial.

Esse processo seletivo garante que os monitores escolhidos possuam a competência técnica e artística necessária para contribuir com a formação dos alunos, promovendo a qualidade e a diversidade no ensino do canto e no desenvolvimento cultural proporcionado pelo programa.



CONTATO FIC
Telefone (47) 3333-2000 / (47) 3333-1964
WhtasApp: (47) 9963-0105


REGULAMENTO
Antes de inscrever-se em nossos cursos, leia o regulamento.


REGULAMENTO
Antes de inscrever-se em nossos cursos, leia o regulamento.


SE INTERESSOU?
FAÇA SEU CADASTRO EM LISTA DE ESPERA
Cadastre-se aqui

MOMENTOS BALLET FIC

« de 2 »