Atendimento médio anual: 60 alunos

“Dança é alternância ou variação no tempo, dentro de um ritmo preestabelecido usado diferentes formas e movimentos”. ( NANNI,1998)


O curso de ballet clássico foi iniciado em março de 1996. A partir de então inúmeras crianças e adolescentes já passaram pelo curso com o intuito de aprender. O curso envolve ritmo, expressão, coordenação e muita disciplina, além de dedicação, persistência e vários anos de trabalho. Para manter os alunos incentivados durante todo o ano e também para mostrar o resultado do trabalho de aprendizado são realizadas apresentações no fim de cada ano, abertas ao público.


FAIXA ETÁRIA
Inicial: 5 anos

CARGA HORÁRIA ANUAL
70 horas/aula por modalidade.

CLASSIFICAÇÃO

  • Nível Iniciante;
  • Nível Intermediário;
  • Nível Avançado;
  • Grupo de Elite;

MODALIDADE

  • Pré Ballet
  • Preparatório I anos
  • Preparatório II
  • Ballet Ponta

OBJETIVO GERAL
Durante as aulas são realizados exercícios com o objetivo do ensino e aprimoramento da técnica do ballet clássico. Através desses exercícios são desenvolvidas a coordenação motora, a lateralidade, a flexibilidade muscular, a musicalidade, a postura, a consciência corporal e o desenvolvimento da sensibilidade artística e criativa.


METODOLOGIA

Pré-Ballet

É desenvolvido, através da música, o sentido do espaço, medida e atenção, observação e execução de movimentos. Dessa maneira desenvolve-se de uma forma bem descontraída a coordenação para a sua melhor interação com a vida e o seu cotidiano. Tem a finalidade de despertar o interesse pela dança e pelo ritmo para a prática do ballet.


Ballet Preparatório 1
Utiliza-se a barra, centro, diagonais e chão de sala. Trabalha-se a postura correta (cabeça, tronco, braços, encaixe pélvico, rotação em dehors, pernas e pés); o uso correto da barra, frente e de lado, com port de bras e posições auxiliares, posição de pés e braços, deslocamento com mudança de direção e posição do corpo; a coordenação motora e muscular, esquema, consciência e expressão corporal; a segurança no aprendizado e barra em face. Estimula-se a criatividade do aluno por meio de livre expressão com exercícios de interpretação corporal e facial, improvisação e mímica.


Ballet Preparatório 2 (Pré-ponta)
Utiliza-se a barra, centro, diagonais e chão de sala. Trabalha-se a postura correta (cabeça, tronco, braços, encaixe pélvico, rotação em dehors, pernas e pés); o uso correto da barra, frente e de lado, com port de bras e posições auxiliares, posição de pés e braços, deslocamento com mudança de direção e posição do corpo;  a coordenação motora e muscular, esquema, consciência e expressão corporal; a segurança no aprendizado e barra de lado. Estimula-se a criatividade do aluno por meio de livre expressão com exercícios de interpretação corporal e facial, improvisação e mímica.


Ballet Ponta
Utiliza-se barra, centro, diagonal. Chão já se faz de forma natural. Tem-se uma técnica mais aprimorada, aula no centro (mesma barra), mais equilíbrio, força, sustentação, flexibilidade, concentração e amplitude de movimento. Busca-se a perfeição do movimento sobre as pontas dos pés; ler, ver e vivenciar a dança como um todo; e o início de ballet de repertório (teoria e vídeo).


Grupo de Elite

Criação e estudo de coreografias; Montagem de espetáculos; Capacidade de se apresentar em público com propriedade. O Grupo de Elite  representa o Ballet da FIC em festivais e eventos.



PROFESSORA

Giovana Zimmermann Vieira
Professora da FIC desde 1996.

Licenciada em Educação Física, pós-graduada em Ciência do Movimento Humano e Administração Escolar. É professora credenciada pela Royal Academy of Dance de Londres (registro nº 14137 – abril/1999),  bailarina clássica sob a supervisão da professora Maria Beatriz Niemeyer desde 1988 e bailarina contemporânea sob a supervisão das professoras Ivana Deeke Furmann e Jeane Beatriz Franz Civiero desde 1990 do Pró-Dança de Blumenau e da Escola de Ballet Clássico do Teatro Carlos Gomes. É professora e coreógrafa de Ballet Clássico do Pró-Dança de Blumenau, Escola de Ball.

Participou dos cursos:

  • II Winter Course de Ballet Clássico – 1994 – São Paulo (SP);
  • Flexibilidade, Alongamento e Relaxamento – professor Estélio Dantas – 1994 – Curitiba (PR);
  • Introduction Course de Ballet Clássico – 1995 – São Paulo (SP);
  • Ballet Clássico – professora Nathália Bárbara RAD – 1995 – Blumenau;
  • Ballet Clássico – professora Gillian Quin – 1995 – Blumenau;
  • Ballet Clássico (Método Cubano) – professora Ramona de Sá Bello – 1995 – Blumenau;
  • Easter School Ballet Clássico – 1997 – São Paulo (SP);
  • Dança Contemporânea – professor e coreógrafo Henrique Talma – 2002 – Blumenau;
  • Oficinas de Musicalização da FIC professora Melita Bona – 2004 – Indaial;
  • Percussão Corporal – professor Sérgio Rocha – 2004 – Blumenau;
  • Atualização Pedagógica em Conteúdos de Exames Infantojuvenis da Royal Academy of Dance, professora Lúcia Millás – 2005;
  • Winter School 2007 – São Paulo (SP);
  • Aulas Temáticas de Ballet Clássico para Professores de Ballet Infantil, Volumes 1 e 2 – Professora Mariana Lopes – 2017 – Blumenau e Curitiba (PR)

CONTATO FIC
Telefone (47) 3333-2000 / (47) 3333-1964
cursos.fic@indaial.sc.gov.br


REGULAMENTO
Antes de inscrever-se em nossos cursos, leia o regulamento.


MOMENTOS BALLET FIC

« de 2 »