“A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição”. (Aristóteles)

O Curso de Instrumentos de Sopro é estruturado em aulas individuais, permitindo que cada aluno receba atenção personalizada e um plano de ensino adaptado ao seu ritmo e nível de habilidade. Essa abordagem individualizada é ideal para quem deseja aprofundar suas habilidades técnicas e expressivas no instrumento.


FAIXA ETÁRIA
A partir dos 7 anos.

MODALIDADES

  • Clarinete (a partir de 10 anos);
  • Flauta Doce (a partir de 7 anos);
  • Flauta Transversal (a partir de 10 anos);
  • Oboé (a partir de 10 anos);
  • Saxofone (a partir de 15 anos).

CARGA HORÁRIA ANUAL
29 horas/aula.


OBJETIVO GERAL
O objetivo do Curso de Instrumentos de Sopro é desenvolver uma formação musical abrangente, que capacite o aluno para a interpretação e prática musical em diversos contextos. Isso inclui:

Estilos populares e eruditos: Promovendo a versatilidade na execução dos diferentes gêneros musicais.

Análise e discussão dos elementos musicais: Ampliando o conhecimento teórico e prático sobre técnicas, estilos e repertórios.

O curso busca formar músicos com um entendimento profundo dos aspectos técnicos e artísticos do instrumento, preparados para atuar em performances individuais ou em conjunto.


METODOLOGIA

O curso utiliza uma abordagem prática e teórica, com foco no desenvolvimento integral das habilidades musicais do aluno. Os principais pontos trabalhados são:

Desenvolvimento da leitura musical na clave de Sol: Aprimoramento da leitura de partituras.
Desenvolvimento da percepção auditiva: Treinamento para identificar notas, intervalos, ritmos e acordes de forma auditiva.
Sistemas diatônicos: Exploração de escalas e sua aplicação prática.
Funções harmônicas: Estudo e contextualização de intervalos e acordes dentro de progressões harmônicas.
Série harmônica: Compreensão e aplicação da estrutura harmônica dos instrumentos de sopro.
Expressão rítmica: Desenvolvimento do ritmo em compasso simples e composto, com exercícios de ritmo livre e medido.
Inícios rítmicos: Técnicas para entradas e ataques precisos.
Fraseado: Construção de frases musicais com coerência e expressão artística.
Solfejo: Exercícios de leitura cantada para melhorar a compreensão rítmica e melódica.
Transcrição de melodias: Desenvolvimento da capacidade de ouvir e reproduzir músicas de forma autônoma.

A metodologia é pensada para integrar teoria e prática, promovendo o aprendizado gradual e consistente de cada aspecto do instrumento e da música.


PROFESSOR
Alexandre Felipe Lira
Professor da FIC desde 2011.

O professor Alexandre Felipe Lira é responsável pelo Curso de Instrumentos de Sopro da FiC desde 2011. Com vasta experiência no ensino musical, ele tem se dedicado à formação de músicos em diversos instrumentos, como saxofone, oboé, clarinete, flauta doce e flauta transversal, utilizando uma abordagem pedagógica que une teoria e prática, visando ao desenvolvimento técnico e artístico dos alunos.


Monitores Artísticos do Programa SensibilizArte

Anualmente, o Programa SensibilizArte promove a contratação de monitores artísticos responsáveis por ministrar aulas de Instrumentos de Sopro. Esses monitores são selecionados por meio de Editais de Seleção, nos quais os candidatos devem comprovar suas habilidades através da apresentação de documentação e pela participação em uma audição presencial.

Esse processo seletivo garante que os monitores escolhidos possuam a competência técnica e artística necessária para contribuir com a formação dos alunos, promovendo a qualidade e a diversidade no ensino do canto e no desenvolvimento cultural proporcionado pelo programa.


CONTATO FIC
Telefone (47) 3333-2000 / (47) 3333-1964
WhtasApp: (47) 9963-0105


REGULAMENTO
Antes de inscrever-se em nossos cursos, leia o regulamento.


SE INTERESSOU? 
FAÇA SEU CADASTRO EM LISTA DE ESPERA

Cadastre-se Curso de Clarinete
Cadastre-se Curso de Flauta Doce
Cadastre-se Curso de Flauta Transversal
Cadastre-se Curso de Oboé
Cadastre-se Curso de Saxofone


MOMENTOS INSTRUMENTO DE SOPRO