“O teatro é entrega, dedicação, humildade, amor, respeito, é magia, é energia, é a troca, é o jogo, é o outro, é o conjunto: é um todo”. (Ana Carolina)
O curso de Teatro é um curso livre, que pretende oferecer ao aluno a experimentação da cena teatral através de diversas técnicas de interpretação de teatro, de acordo com o nível cursado, priorizando a técnica da improvisação. Também possibilita a vivência em apresentações teatrais das Mostras Didáticas ou outros espetáculos da FIC, bem como oferece o contato com textos teatrais e breve história do teatro.
Curso disponível pela FIC e Programa SensibilizArte.
FAIXA ETÁRIA
A partir de 08 anos.
CLASSIFICAÇÃO/CARGA HORÁRIA
Vivencia Cênica:
45 minutos semanais.
Pode permanecer no curso de um a dois anos.
Nível I
1 hora semanal (35 horas/aula por ano).
Pode permanecer no curso de um a dois anos.
Nível II
2 horas a 2 horas e 30 minutos semanais (70 horas/aula por ano).
Pode permanecer no curso de um a dois anos.
Nível III Avançado
2 horas e 30 minutos semanais (70 horas/aula por ano).
Pode permanecer no curso de um a dois anos.
Grupo De Elite
2 horas e 30 minutos semanais (70 horas/aula por ano).
Participação em apresentações.
Pode permanecer no grupo enquanto o ator/aluno tiver disponibilidade.
OBJETIVO GERAL
O aluno desenvolverá habilidades de atuação para atuar no teatro amador e com possibilidades de seguir carreira.
No curso adquirirá noções do método Stanislawski, teatro de improviso, teatro de rua, teatro contemporâneo e outros diversos gêneros que cercam o teatro, resultantes dos estudos nas práticas de montagens. Dessa forma, terá experiência de palco, conhecimento sobre textos e autores teatrais e conhecimento sobre a história do teatro, além de se tornar, através dos estudos sobre o teatro e seu fazer, um ser pensante e questionador do mundo em que vivemos.
METODOLOGIA
VIVÊNCIA CÊNICA
Apresentar às crianças o teatro como forma de expressão lúdica e espontânea, permitindo-as se expressaram através do jogo dramático, e realizar uma Mostra Didática das aulas no fim do ano, a partir dos exercícios realizados em sala, respeitando o processo de aprendizado de cada aluno.
Objetivos Específicos
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- Aplicar jogos teatrais que desenvolvam as habilidades de concentração, atenção, espontaneidade, expressão corporal, imaginação cênica e criatividade;
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- Instigar a criação de histórias narradas que melhore a expressão vocal e a narrativa;
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- Possibilitar a encenação das histórias criando o jogo cênico, individual e coletivo;
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- Contextualizar o aluno na encenação do quem, onde e como, a partir dos conceitos de Viola Spolim;
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- Potencializar no aluno a possibilidade do jogo cênico com plateia;
- Criar uma apresentação para a Mostra Didática.
Conteúdo Programático:
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- Jogos teatrais que desenvolvam as habilidades de concentração, atenção, espontaneidade, imaginação cênica e criatividade;
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- Jogos de expressão corporal;
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- Utilização de músicas que inspirem a prática proposta;
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- Aplicação de jogos de improviso de Viola Spolim e Ingrid Coudela;
- Leitura de contos infantis para aplicar na cena.
INICIANTE NÍVEL I
Iniciar o aluno na atuação teatral através das técnicas de improvisação cênica e apresentar uma Mostra didática a partir da improvisação com o texto que será proposto de literatura infantil.
Objetivos Específicos
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- Instigar o jogo de improviso individual e coletivo em cena;
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- Criar cenas a partir de acontecimentos reais;
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- Estimular no aluno o olhar crítico sobre suas apresentações, buscando qualidade;
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- Provocar no aluno um pensamento crítico sobre situações do dia a dia e da sociedade e a importância do fazer teatral;
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- Propor cenas a partir de pequenos textos teatrais;
- Criar cenas a partir de contos infantis ou textos infantis.
Conteúdo Programático
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- Jogos de sensibilização do ator;
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- Aplicar jogos de expressão do método Viola Spolim e situar o aluno no jogo teatral do quem, onde e como;
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- Utilizar músicas que auxiliem na criatividade;
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- Trabalhar com textos de literatura infantil para improviso e para a montagem da Mostra Didática;
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- Debater assuntos contemporâneos sobre fatos reais e que podem ser transformados em cena coerentes com a idade;
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- Utilizar recortes de jornais ou revistas;
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- Realizar exercícios de leituras dramáticas;
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- Assistir a vídeos de espetáculos teatrais como referência de atuação;
- Assistir a espetáculos teatrais sempre que possível.
NÍVEL II
Trabalhar a interpretação cênica a partir de técnicas avançadas de improvisação e expressão corporal e apresentar brevemente a história do teatro e textos teatrais ou crônicas de autores renomados para realizar exercícios cênicos e leituras dramáticas, que resultem em um trabalho final de leitura dramática e adaptação ou montagem de um texto cênico a ser apresentado como Mostra Didática.
Objetivos Específicos
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- Trabalhar com jogos de expansão dos sentidos e expressão corporal;
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- Experimentar jogos de improviso e vivência cênica que resultem em cenas;
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- Trabalhar com crônicas com Luís Fernando Veríssimo;
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- Discutir a importância do teatro na sociedade;
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- Assistir a vídeos de espetáculos teatrais como referência;
- Participar de espetáculos, debates e conversas sobre teatro sempre que possível.
Conteúdo Programático
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- Jogos de expressão corporal;
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- Exercícios de expressão vocal;
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- Jogos que desenvolvam habilidades em grupos;
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- Leituras de poesias de Clarice Lispector;
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- Leituras e encenações de contos de Luís Fernando Veríssimo;
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- Músicas que auxiliem na criatividade ou sonoplastia das cenas criadas;
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- Apresentação em aula de cenas teatrais;
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- Momentos de debate sobre o fazer teatral;
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- Apresentação de vídeos com montagens teatrais de grupos renomados;
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- Participação em palestras e espetáculos sobre teatro sempre que possível;
- Apresentações na Mostra Didática e espetáculos da FIC quando houver.
AVANÇADO NÍVEL III
Desenvolver habilidades de interpretação a partir do estudo dos textos de Constantin Stanislawski, oportunizando aos alunos a evolução interpretativa; experimentar exercícios de expressão corporal e vocal de maior complexidade; criar personagens a partir de caricaturas, resultando em uma nova montagem cênica do grupo; expor e discutir textos sobre a história do teatro; e continuar aplicando jogos de improviso de maior complexidade.
Objetivos Específicos
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- Trabalhar os métodos de Stanislaski experimentando alguns capítulos;
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- Experimentar personagens com figurinos e maquiagem;
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- Assistir a vídeos e palestras sobre teatro;
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- Discutir sempre a função do teatro na sociedade e de cada texto;
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- Aplicar exercícios de expressão vocal;
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- Aplicar atividades de tensão e relaxamento;
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- Criar um espetáculo teatral a partir de estímulos musicais sobre o amor ou do texto O Homem que Fica, dependendo do desenvolvimento da turma;
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- Participar como público do 31° Festival Internacional de Teatro Universitário de Teatro de Blumenau (Fitub) assistindo espetáculos; análises dos espetáculos e palestras;
- Assistir uma montagem teatral de um grupo de teatro durante o Fitub.
Conteúdo Programático
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- Leitura dos capítulos dos livros de Stanislawiski;
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- Aplicar as atividades de Stanislawski;
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- Jogos teatrais;
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- Atividades de expressão corporal;
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- Atividades de expressão vocal a partir do trabalho empírico corporal;
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- Jogos de improviso;
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- Utilizar músicas que auxiliem na criação de cenas e personagens;
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- Aplicar jogos de improviso de alta complexidade;
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- Assistir vídeos sobre teatro ou espetáculos teatrais;
- Assistir a espetáculos de teatro e montagens de espetáculos sempre que possível.
PROFESSORA
Liziane Fátima Largura Sampaio
Professora da FIC desde 2008.
Bacharel em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas e especialista em Encenação Teatral, ambas pela Furb, Liziane Largura possui uma trajetória ampla e diversificada no universo teatral. Sua experiência abrange atuação, direção, dramaturgia, produção e ensino, consolidando-se como uma referência na área.
Formação e Especializações
•Bacharelado em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas (Furb).
•Especialização em Encenação Teatral (Furb).
Experiência Profissional
•Participação em Festivais e Grupos Teatrais:
•Trabalhou por nove anos consecutivos no Festival Universitário de Teatro de Blumenau, na produção de grupos convidados e selecionados.
•Fez parte dos grupos Contadores de Histórias e Phoenix (Furb).
•Participou do projeto da Escola Pública de Trânsito de Blumenau com o espetáculo infantil “A História de Amanda” (2003-2004).
•Atuou no espetáculo “Fãs” e “Fãs de Improvisação”, com apresentações no Brasil, Argentina e Paraguai (2009-2010).
•Projetos Específicos:
•Atuou no projeto “Dramaturgia Leitura em Cena” do Sesc Regional.
•Participou da manipulação de bonecos no programa televisivo “A Carroça do Tio Neco” (Furb TV, 2003).
•Desenvolveu pesquisas em Teatro Comunitário após vivências no 7º Encontro de Teatro Comunitário em Buenos Aires (2008).
•Produção e Atuação Internacional:
•Integrante da Cia Oani de Teatro, no espetáculo “Procusto”, apresentado no Brasil e na Argentina.
•Atuou no projeto “Lazer Saúde” do Sesi, com o espetáculo “Altivos e Ativos, Resultados Positivos” (2006).
Ensino e Direção
•Docência: Ministrou aulas de teatro para crianças de 5 a 12 anos na Escolinha de Artes Monteiro Lobato (2005).
•Direção Teatral: Fundadora e diretora do Grupo de Teatro Trapos e Farrapos (FIC, 2011), dirigindo diversos espetáculos e esquetes apresentados em Indaial e no Circuito da Anmvi (2012).
•Destaque Infantil: Dirigiu o espetáculo infantil “A Rosa Príncipe”, sucesso local estreado em 2015 e reapresentado em 2017 com novo elenco.
Com uma trajetória marcada por projetos artísticos e culturais no Brasil e no exterior, Liziane Largura é uma profissional comprometida com o desenvolvimento da arte teatral, explorando sua capacidade de transformação e impacto social.
Monitores Artísticos do Programa SensibilizArte
Anualmente, o Programa SensibilizArte promove a contratação de monitores artísticos responsáveis por ministrar aulas de Teatro. Esses monitores são selecionados por meio de Editais de Seleção, nos quais os candidatos devem comprovar suas habilidades através da apresentação de documentação e pela participação em uma audição presencial.
Esse processo seletivo garante que os monitores escolhidos possuam a competência técnica e artística necessária para contribuir com a formação dos alunos, promovendo a qualidade e a diversidade no ensino do canto e no desenvolvimento cultural proporcionado pelo programa.
CONTATO FIC
Telefone (47) 3333-2000 / (47) 3333-1964
WhtasApp: (47) 9963-0105
REGULAMENTO
Antes de inscrever-se em nossos cursos, leia o regulamento.
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