Artista: Roseli Sartori
Curadoria Gleber Pieniz
Data: 30 de Agosto a 27 de Setembro| 2023
Local: Salão de Exposição da FIC
Visitação: Segunda a Sexta das 8h às 21h
A Fundação Indailense de Cultura recebe a terceira exposição resultante do Edital 001/20223 – Prêmio de Ocupação do Espaço do Salão De Exposições da FIC 2023.
A EXPOSIÇÃO
A Fundação Indaialense de Cultura inaugura a exposição Anatomia da Ausência da artista visual Roseli Sartori no dia 30 de agosto (quarta -feira). A mostra tem curadoria de Gleber Pieniz, é composta por imagens fotográficas, trabalhos de técnica mista e livros de artista e pode ser visitada gratuitamente até 27 de setembro.
As dez obras que integram Anatomia da Ausência são produzidas a partir de fotografias clicadas pela artista ou sacadas dos seus álbuns de família, imagens submetidas a interferências de colagens, rasuras, costuras, bordados e montadas sobre papel, tecido e tela. A exposição explora os vazios de sentido deixados pela exaustão da rotina cotidiana, pela inconstância do afeto e pela falibilidade da memória que adere aos objetos, apresentando trabalhos que exigem ressignificação do espectador seja pela imperfeição de suas formas, seja pela disposição de seus arranjos no espaço da galeria.
Anatomia da Ausência marca a estreia de Roseli Sartori em exposições individuais e deu início a um roteiro de circulação pelo estado em março, em Concórdia, seguindo para Jaraguá do Sul em junho através da Rede Sesc de Galerias. Encerrada a visitação em Indaial, Anatomia da Ausência será montada em novembro em Florianópolis, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, onde foi um dos dez projetos expositivos selecionados pelo edital da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A ARTISTA
Roseli Sartori (Joinville, 1972) é artista visual graduada em Psicologia com estudos em fotografia, cerâmica e história da arte pela Casa da Cultura de Joinville. Sua pesquisa parte da fotografia e aprofunda-se na utilização de arquivos de imagens e na confecção de livros de artista. Presidente da Associação de Artistas Plásticos de Joinville, participa de exposições coletivas em Santa Catarina, no Rio de Janeiro, em Pernambuco e no Rio Grande do Sul desde 2019. Em 2021, foi uma das oito artistas selecionadas pelo Salão de Artes Visuais de Vinhedo e teve dois dos seus trabalhos adquiridos pelo concurso. Em 2022, via Lei Aldir Blanc, formou turmas e organizou a exposição coletiva com trabalhos participantes do projeto Oficina Livro de Artista.