Mês de emoções para os Grupos de Dança competitivos da Fundação Indaialense de Cultura
O mês de maio tem sido de grandes conquistas para os Grupos de Dança competitivos da Fundação Indaialense de Cultura. No dia 10, o Grupo de Dança Italiana Stella Alpina teve sua aprovação confirmada para competir no Meia Ponta da 37ª edição do Festival de Dança de Joinville com a coreografia “Tradicionaze Natalizie Italiane”. Das 3.361 coreografias inscritas, a curadoria artística selecionou 200 para a Mostra Competitiva (com bailarinos nascidos até 2006) e 39 coreografias aprovadas para o Meia Ponta (nascidos de 2007 a 2009).
A coordenadora e coreógrafa do Grupo, Samanta Farias, conta que as crianças estão muito felizes. “Estar nos palcos principais de Joinville é uma emoção inigualável. Apenas oito coreografias catarinenses foram aprovadas para o Meia Ponta. Levar o nome de Indaial entre elas é uma honra”, comemora. O Festival de Dança de Joinville deste ano acontecerá de 16 a 27 de julho.
Seguindo o mês de maio, entre os dias 16 e 19, Timbó acolheu mais de 2.050 bailarinos de 31 cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo no 19º Festival de Dança de Timbó. Com mais de 200 apresentações de vários estilos de dança, o evento encantou a plateia em todas as noites.
A Fundação Indaialense de Cultura garantiu lugar no pódio com o Grupo Stella Alpina, levando o 3º lugar na categoria Livre Infantil com a coreografia “Tradicionaze Natalizie Italiane”. O Grupo The Bulls Company ainda obteve colocações nas apresentações de Danças Urbanas, ficando com o 3º lugar na categoria Solo Masculino Sênior pela coreografia “Chi” e com o 3º lugar na categoria Solo Feminino Junior pela coreografia “Múltiplas Faces”.
Ainda durante o 19º Festival de Dança de Timbó ocorreu uma seletiva para o Festival Internacional de HipHop. O Grupo The Bulls Company também participou. O resultado saiu nessa terça, 21, com a aprovação do grupo indaialense entre as 327 coreografias que participaram da seleção. O grupo, que começou há menos de um ano nas Danças Urbanas, levou a coreografia “Biofilia”, feita pelo bailarino JB Andrade, que há três anos iniciou na dança na FIC. O Festival Internacional de HipHop será em Curitiba, de 19 a 21 de julho.
Para a diretora-executiva da FIC, Arlete Polidoro, esses “resultados somente são possíveis pelo comprometimento dos alunos e da professora Samanta Farias que não medem esforços para atingir os objetivos”. A diretora ainda salienta que o apoio dos pais e responsáveis é de grande importância para o desenvolvimento dos grupos. Atualmente a FIC oferece cursos de Dança Livre, Jazz e Dança Italiana gratuitamente para a comunidade de Indaial.
Para encerrar o mês, no dia 31 acontecerá o Jantar Italiano durante a final do Concurso Soberanas das Festas de Indaial, no Parque Jorge Hardt. O cardápio será macarronada com três tipos de molhos e galeto. Para animar o jantar, show com Deco Dalponte. Os cartões são vendidos antecipadamente, no valor de R$25, e podem ser adquiridos com os integrantes do Grupo ou no Restaurante Galettos Grill. Mais informações pelo telefone 99953-4229.