A Fundação Indaialense de Cultura, com apoio da Secretaria de Educação, colocou em prática neste mês de julho o projeto “Teatro da FIC vai à escola”. Seis educandários serão atendidos com apresentações do grupo de teatro mirim, beneficiando alunos do 5º ao 9º ano. A primeira escola a receber o projeto foi a EBM Tancredo de Almeida Neves, no dia 13 de julho, com apresentação na associação do bairro.
O grupo de teatro mirim, intitulado “Soparte”, integra o Grupo de Teatro Trapos e Farrapos da FIC, coordenado pela professora de Teatro da fundação, Liziane Largura. Esse grupo mirim foi formado no início do ano e conta com alunos que cursam teatro na FIC e têm idade até 14 anos.
As apresentações nas escolas são realizadas pelos integrantes do elenco, Davi Martins e Caetano de Medeiros Bona. Eles apresentam cenas mudas, seguidas de cenas faladas com texto decorado e terminam com teatro de improviso. “Dessa forma o grupo explana para a plateia diferentes possibilidades de interpretação e atuação de cena e personagens”, explica Liziane.
Confira o cronograma das próximas apresentações:
03/08 – EBM Leopoldo Simão
10/08 – EBM Maria da Graça dos Santos Salai
17/08 – Colégio Municipal
24/08 – EBM Maria Helena Trentini Machado
31/08 – EBM Arapongas
Sinopse das cenas
Cenas mudas
Cena 1
As cenas tratam do desespero antecipado de um menino que vai tomar vacina.
Cena 2
A segunda cena fala de repartir.
Cena 3
A terceira cena retrata o ato de não jogar lixo na rua.
Cena com texto
Atendimento ao consumidor: trata de um problema que todos já enfrentamos, o de ligar para uma central telefônica para resolver um problema e não conseguir ser atendido.
Cenas de improviso
Os alunos apresentarão cenas de improviso, sem texto, ou roteiro preestabelecidos. Os estímulos para criar cenas são sons e frases; o que vai acontecer na cena não se sabe….